segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Introdução ao Esporte

Optei por fazer um primeiro post que introduzisse alguns conceitos, já que na maioria das vezes eles são utilizados de maneira incorreta até mesmo por especialistas ou ditos especialistas em Esporte e tudo o que o envolve.
O título desta primeira postagem faz referência a uma disciplina que tive no primeiro ano da faculdade. Nela, vários conceitos foram apresentados. O primeiro deles, claro, o de ESPORTE:

“Atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. Valdir Barbanti.

O conceito vinha acompanhado de uma foto semelhante à postada aqui e eu posso dizer que não discordo plenamente, mas considero a definição pouco abrangente, visto que o Esporte é um fenômeno sócio-cultural e vai muito além do alto rendimento.
O Ministério do Esporte considera três divisões: esporte de participação (lazer), esporte educacional e esporte de alto rendimento. Acho a divisão pertinente, afinal cada um destes setores merece atenção e investimento diferenciados para o seu desenvolvimento (o que é feito ou não neste sentido ficará para as próximas postagens). Lembrando que, uma vez o esporte considerado como fenômeno, não devemos utilizar o termo no plural. Esportes não existe! Existem, sim, as modalidades esportivas. E só.
Entre outras coisas, na disciplina foram dadas definições de jogo, brincadeira, etc., mas isto não vem ao caso. Chegamos então aos Jogos Olímpicos. Assunto da moda no Brasil, já que seremos sede em 2016. Seremos não, o Rio de Janeiro será, pois os Jogos são realizados em uma cidade, a Copa sim é em um país. Mas voltando às Olimpíadas e ao conceito: Vamos deixar claro aqui que Olimpíadas é sinônimo de Jogos Olímpicos, mas Olimpíada não. Olimpíada é o período de quatro anos entre uma edição e outra dos Jogos Olímpicos. Acho um absurdo jornalistas esportivos, educadores físicos e todos os envolvidos com esporte de alguma maneira utilizarem os termos como sinônimo e sites e jornais terem sua página de "Esportes". Dominar estes conceitos básicos é obrigação dos profissionais da área e este espaço será utilizado, entre outras coisas, para criticar a postura dos que trabalham com esporte e lutar de alguma maneira para o desenvolvimento e reconhecimento da área.

2 comentários:

  1. Fico muito feliz com esta iniciativa, aguardo assuntos polemicos e bem discutidos em relaçao ao ESPORTE com conteúdo e possiveis soluçoes. A primeira postagem ja me deixou animado, afinal, é preciso "coragem" para começar com criticas, por mais que sejam construtivas e concretas. Hoje mesmo estava lendo o Lance! "O DIARIO DOS ESPORTES" e lembrei do blog. Espero aqui encontrar tudo o que busco na maioria dos programas esportivos e nao consigo encontrar, pelos chamados especialistas. Seguirei assiduamente este blog e sempre darei meu pitaco, espero acrescentar! Boa Sorte Aninha!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Martins!!! Comentários são sempre bem-vindos, elogios e críticas construtivas também.
    Inclusive aceito sugestões para temas futuros!
    Espero corresponder às expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir